Mais de 13.000 latas de alumínio achatadas decoram a fachada da loja inaugural da marca de moda holandesa Daily Paper nos EUA, que abriu em Manhattan, Nova York.
A loja do Daily Paper de dois andares se estende por 106 metros quadrados e ocupa um edifício de esquina proeminente no Lower East Side de Manhattan.
Até agora, a marca estava sediada exclusivamente em Amsterdã, onde seus fundadores – Hussein Suleiman, Abderrahmane Trabsini e Jefferson Osei – cresceram. Todos os três fundadores são de ascendência africana, com a família de Suleiman vinda da Somália, a de Trabsini do Marrocos e a de Osei de Gana.
Veja também:
- Tonino Lamborghini: projeto de edifício italiano no Brasil é baseado em movimento e tecnologia
- Dubai Design Week: como será a arquitetura após a pandemia do Covid-19
- Home office: arquiteto cria projeto inspirado na pandemia do coronavírus. Entenda!
- Arquitetura do futuro: 3 projetos das construções mais esperadas na África
Isso influenciou fortemente o visual da loja, onde Heather Faulding, do estúdio 4plus Design, sutilmente incorporou referências à cultura holandesa e africana.
O prédio da loja tinha sido fechado com tábuas e estava quase em um ponto sem reparo, mas agora foi totalmente restaurado para apresentar um telhado em forma mais ornamentada que mostra a forma vista em casas tradicionais holandesas.
Veja também:
- Arquitetura: 15 construções impressionantes que parecem de mentira
- As casas mais extraordinárias do mundo: Netflix exibe série de arquitetura da BBC no Brasil
- Verdade ou mentira? Veja projetos de arquitetura inacreditáveis pelo mundo
- Brasil está em lista de lugares com arquitetura mais visionária do mundo
Decorando a fachada estão milhares de latas recicladas brancas, verdes e pretas fornecidas pela Arizona Iced Tea, que parecem ter sido amassadas.
“Para criar esse efeito, estimamos que foram usadas entre 13.500 e 14.000 latas recicladas – todas cortadas, comprimidas, coladas e aparafusadas manualmente em painéis”, explicou o cofundador Osei em um post no Instagram.
As latas são então organizadas em um intrincado padrão de treliça que lembra o trabalho de contas tradicional do Leste e do Sul da África.
Veja também:
- Home office: arquiteto cria projeto inspirado na pandemia do coronavírus. Entenda!
- Wohnregal: conheça o bloco de seis andares de apartamentos pré-fabricados em Berlim
- Ambientes refrescantes: dicas de como montar um espaço para os dias quentes em casa
Ao entrar na loja, os clientes são recebidos por um enorme mosaico circular no chão que denota o nome e o logotipo da marca.
Com base na cosmologia africana, o mosaico é equipado com pequenas luzes que traçam a constelação de estrelas visível nos céus de Amsterdã no dia em que o Daily Paper foi oficialmente estabelecido – 1º de abril de 2012.
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br